ATIVIDADES
2023
CAMPEONATO VÔLEI PARA TODOS
O Campeonato de Vôlei para todos 2023 com os alunos do 5º ano do período da manhã, foi pensado como uma atividade divertida, interativa, em que todos possam jogar juntos: menino, menina, craque ou amador. Ajudando a transmitir valores como respeito às regras e limites, estimular a aceitação da vitória e da derrota, e ajudar a fortalecer as relações de solidariedade.
2022
Neste trimestre, a fim
de desenvolver a noção de ritmo e a expressão corporal escolhemos a dança
circular, pela simplicidade dos movimentos, facilidade na execução, são
realizadas em grupos, respeitando o espaço e o tempo de cada participante, que
vem de encontro com os objetivos do nosso projeto coletivo. As coreografias
foram acompanhadas por algumas músicas do artista musical Edinho
Paraguassu, como “Tá pronto seu lobo” e “Zeca Pacotinho”. Neste contexto, os
alunos tiveram a oportunidade de experimentar o sentimento de pertencimento,
acolhimento e conexão consigo e com o grupo.
1º ano A - https://youtu.be/63CQ6oArs3A
1º ano B - https://youtu.be/pJZVGLUOF5E
2º ano A - https://youtu.be/1EThPDnHa9c
2º ano B - https://youtu.be/3LMaijxLx4U
2º ano C - https://youtu.be/YX26zCtMNlQ
2019
Atividades - manhã
As turmas do 4º ano participaram do Campeonato de Hope Skipping nas
aulas de Educação Física!
A intenção era, através de exercícios
simples e divertidos, estimular a prática do esporte pouco difundido no Brasil,
desenvolvendo o ritmo, a velocidade de execução, a coordenação motora e o
trabalho em equipe.
A competição foi dividida em algumas provas:
·
Individual
·
Duplas
·
Trios
·
Trios com a canção “Um homem bateu na minha porta”
Todos os alunos foram premiados com medalhas, mas o maior prêmio foi o
aprendizado adquirido durante todo o processo de organização e aplicação.
As turmas do primeiro e segundo ano tiveram a oportunidade de
participar de uma apresentação, com a intenção de promover a vivência das
brincadeiras de pular corda e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados
ao Ritmo e a Expressão Corporal.
Veja nos vídeos como foi o resultado dessa maravilhosa
experiência.
Atividades Segundo trimestre - tarde
5º anos tarde - Terceiro trimestre
https://www.youtube.com/watch?v=lDB2qctT_rU
3º anos tarde - Terceiro trimestre
https://www.youtube.com/watch?v=El8aXvjjIuo
Atividades Segundo trimestre
5º anos tarde - Segundo trimestre
3ºs anos tarde - Segundo trimestre
https://drive.google.com/file/d/1rwMiOiMzBTnb_CGu64TSmSbqvZNK_G-g/view?usp=sharing
3º anos tarde - Primeiro trimestre
5º anos tarde - Primeiro trimestre
2018
POSTURAS BÁSICAS DE GINÁSTICA
Ao longo do terceiro trimestre, nossos alunos tiveram a
oportunidade de conhecer alguns movimentos da Ginástica, através da elaboração
de séries criativas, alegres, e expressivas, visando à conscientização do
próprio corpo, suas possibilidades de movimentos, a busca de um estilo próprio
para execução, procurando respeitar seus limites e potencialidades individuais.
Durante todo processo foi perceptível o envolvimento e
satisfação dos alunos na preparação das séries, superando nossas expectativas e
seus próprios limites.
Vídeos:
Copa do mundo de futebol
Considerando o interesse dos alunos pelo Futebol e a
aproximação da Copa do Mundo 2018, entendemos que a manifestação mencionada
seria pertinente como tema de estudo, se tratando de um fenômeno sociocultural
que foi criado historicamente ao longo dos anos e, gradativamente se
transformou na prática motora mais popular do mundo, provocando o
interesse de multidões em participar dessa manifestação esportiva. Desde sua
origem, o futebol continua atraindo o interesse de várias partes do planeta e
ao longo dos anos, foi sendo praticado em diversos locais, adquirindo múltiplas
expressões, com ajuste de regras para seu desenvolvimento de acordo com cada
contexto.
Entendemos
que a apropriação do tema futebol, de forma lúdica, no currículo escolar
configura-se como um patrimônio cultural que deve ser disseminado em forma de
experiências planejadas de ensino no decorrer da escolarização. Assim, o tema
futebol será tratado no currículo escolar pela disciplina de Educação Física,
associando essa modalidade esportiva ao cotidiano do aluno, em forma de
saberes, repertório motor e conhecimento cultural.
Copinha 3º ano
https://youtu.be/_MsLmgW6OQQ
Álbum da Copa Paulo Teixeira
2017
XADREZ NA ESCOLA
https://youtu.be/Nw-4T3Wy16Q
No 2º
e 3º trimestre, deste ano os alunos do 1º, 2º e 4º ano tiveram a oportunidade
de conhecer o jogo de XADREZ, que é um JOGO DE TABULEIRO disputado por dois jogadores, e
tem como objetivo principal atingir o rei do adversário, utilizando o
xeque-mate, finalizando assim a partida.
Na realidade o xadrez é como se fosse uma batalha.
Cada jogador possui à disposição um exército, onde cada guerreiro utiliza seus
poderes para tentar eliminar o rei adversário, chegando ao xeque mate.
A prática iniciou-se com a apresentação do tabuleiro, afim de que os
alunos conhecessem e dominassem o mesmo, o que resultou em ganhos para aquisição
da noção espacial e conhecimento sobre coordenadas. Depois do tabuleiro foram
apresentadas as peças, cada qual com suas características e movimentos,
auxiliando o desenvolvimento da memória e da concentração. Durante o desenvolvimento do jogo, com a
integração das peças e os cálculos das jogadas, exercitaram o raciocínio lógico
e a imaginação. Na escolha do próximo lance valorizava a iniciativa, autonomia
e a tomada de decisão.
Faz parte do jogo, também, o contato com o jogador adversário, indispensável
para que a partida ocorra. Nesse contato a criança se integra, conhece e reconhece
a importância do outro para que o jogo aconteça, além de acessar outros pontos
de vista.
Ainda é possível identificar no xadrez os efeitos positivos que todos os
esportes e jogos trazem, como o espírito de competição, o respeito a regras e o
saber lidar tanto com a vitória quanto com a derrota.
Todos os benefícios apresentados foram premissa para utilizar o xadrez como
ferramenta pedagógica, com intuito de elevar o rendimento escolar dos alunos
envolvidos.
Monte seu próprio jogo. Clique na imagem abaixo e imprima as peças:
Campeonato de Quebra Barraco
2016TURMAS TARDE
Campeonatos de Dodgeball
1º ano inicial
https://www.youtube.com/watch?v=xSgLgdYtIrc
2º ano inicial
https://www.youtube.com/watch?v=El1TPEOobfo
4º e 5º anos
https://www.youtube.com/watch?v=Ki07KmJkzBs
TURMAS 1º ANO CICLO II - manhã
Apresentações Ginástica
TURMAS 1º ANO CICLO I
1º ano C
1º ano D
2º ano C
2º ano D
2º ano E
Vivência em capoeira
Alunos 1º e
2º ano - tarde
Professora Marlene
Convidado: Professor José Roberto (Instrutor
SESC Santo André)
A
capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura
popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos,
onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos.
No mês de dezembro os
alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a riqueza desta manifestação cultural
afro-brasileira, com seu modo genuíno e peculiar de ser. Nesta proposta, os
alunos exploraram o ritmo e a musicalidade
de forma lúdica, transformando os conhecimentos adquiridos anteriormente
em uma aprendizagem significativa e prazerosa.
https://www.youtube.com/watch?v=LVDKX63s74c&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=7Cp0XlenBHo&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=rfwuoix9aY8&feature=youtu.be
Bambolê olê
https://www.youtube.com/watch?v=ZeRDIvCOKQ4
1º ANO INICIAL MANHÃ
COPA DO MUNDO 2014
Alunos do 1º e 2º ANO do período da tarde
2º ano ciclo II - manhã
Dança Circular (12 à 23/05/2014)
Professora Marlene
A prática das danças circulares não pode ser realizada sem que haja cooperação. Há predominância de movimento em uma mesma direção; é um exercício de aceitação das diferenças, limites, falhas e dificuldades de si mesmo e dos outros; é, também, importante momento de auto expressão, autoestima, autoconfiança e tantas outras qualidades que vamos adquirindo à medida que praticamos.
Alunos do 1º ano do período da tarde
Alunos do 1º ano e do 2º ano do período da tarde
Brincadeiras “Reloginho” e “Elástico” (26 à 30/05/2014)
Professora Marlene
O objetivo principal foi promover a vivência das brincadeiras de pular e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal.
Essa sequencia de atividades se justifica também como uma interessante e divertida forma de valorização da cultura lúdica popular.
Alunos do 1º ano C e D e alunos do 2º ano C, D e E – período da tarde